quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sala de informática nas escolas públicas

        Nas escolas do município de Valparaíso de Goiás e de outras cidades, as salas de informáticas estão sendo instaladas a cada dia e profissionais capacitados para que nossos alunos tenham mais contato com as tecnologias digitais e a informatização.
        Os professores que iniciam suas aulas na sala de informática acreditam que a maioria dos alunos já reconheçam, tenham habilidade e estejam familiarizados com o mouse, teclado e alguns sofwares dos programas dos computadores fornecidos pelo MEC.
         Porém, a realidade das escolas públicas é outra.Os professores iniciam suas aulas com alunos de 1º ao 9º ano que não sabem como manusear o mouse e teclado e que se sentem inseguros e incapazes na frente destas máquinas que, nos dias atuais, são tão comuns no uso habitual de nossa sociedade.
         Acredita-se que uma das grandes dificuldades também seja o programa fornecido para as escolas. Uma vez que, na maioria das residências seja utilizado o Programa Windows, no entanto, estamos ensinando no Pograma Linux Educacional que não é de uso habitual para nossos alunos. Mas as dificuldades não cessam por aí, pois nas salas de informática nem sempre a internet funciona e mesmo com incentivo do professor, muitos alunos não se sentem motivados para assistirem as aulas, principalmente do Ensino Fundamental II.
          Na escola em que trabalho estou desenvolvendo projetos para incentivo e melhoria da qualidade do ensino dos alunos, não somente nas minhas aulas, mas também com seus professores regentes.
           No mês de maio fiz o blog da sala de informática, que é o primeiro projeto que pretendia desenvolver,  e juntamente com este o Pojeto do Aluno Nota Dez e do Jornal da Escola. Parece muito complicado, mas no momento o que está deixando meu trabalho estressante é o fato de não saber a quem recorrer, mas acredito que o que complica tanto  o trabalho docente seja este nosso sistema capitalista que beneficia a minoria e deixa de lado a maioria na educação, que se resume a escola pública, esta instituição em que trabalho e me sinto por muitas vezes frustada e incapacitada.
           Muito se questiona sobre a educação na escola pública, mas sabemos que o problema se inicia neste sistema capitalista que desvia tanto nossos benefícios e desampara os professores, que mesmo esperançosos, ainda se abatem quando desejam ansiosos verem seus projetos escolares serem desenvolvidos e resultando em qualidade e melhoria do conhecimento de seus educandos tão carentes de aprendizado, de tecnologia, de educação. Educação no sentido amplo, pois o que vemos são alunos sem qualificação para expor suas ideias, sem oportunidade para falar com seus professores, sem interesse para assistirem e prestarem atenção nas aulas. E se chega a esta pergunta: Porque está acontecendo isto?
          Podemos responder sem muito pensar, consigo enxergar a resposta no rosto de alunos e professores cansados de escolas sem estrutura para um ensino de qualidade. Quando digo qualidade, não fala-se de escolas muito bem planejadas ou semelhantes a escolas da França e de outras países que a educação realmente acontece.Estamos falando de uma escola com uma quadra de esporte, uma sala de informática que realmente possa acolher todos os alunos de uma turma de 30 educandos, de um pátio adequado, de uma sala de vídeo e material para que nossos professores possam fazer o seu trabalho com dignidade.
          Hoje, estou na sala de informática tentando desenvolver os meus projetos e acredito que irei conseguir, pois sou determinada. Talvez, estes projetos não saiam exatamente como planejei, mas espero fielmente que resultem em melhoria para o aprendizado de nossos alunos. Espera-se que estes educandos possam ver as fotos dos Alunos Nota Dez e se motivarem a estudar para se destacarem também e queiram participar da elaboração do Jornal da Escola que irá contribuir para o desenvolvimento da escrita, da leitura e falar somente de notícias que se referem aos eventos da escola que são feitos com tanto carinho e dedicação para estes futuros cidadãos que poderão fazer a diferença na nossa cidade, estado ou nação.
         Sou pedagoga, sou professora regente, sou efetiva nas dificuldades que passamos a cada instante nas sala de aula e até mesmo dentro da escola e ainda acredito na educação.
          Ficarei muito feliz se, no final deste ano, escrever sobre a vitória de meu trabalho na Escola Municipal Antônio Bueno de Azevedo e quero expor os alunos destaque em murais e blogs, para que realmente se sintam especiais e se motivem a se destacarem como pessoas e profissionais com lembranças da contribuição que a escola fez em suas vidas.

                                                                                         
Thiara Teixeira de Assis


         

       

0 comentários:

Postar um comentário