terça-feira, 3 de maio de 2011

PROJETOS DA SALA DE INFORMÁTICA DA EMABA

        No Projeto da Sala de Informática iremos fazer os alunos serem mais que meros digitadores, faremos eles acreditarem que podem criar seus próprios textos e serem reais escritores !
       O projeto da Sala de Informática  e projetos interdisciplinares foram elaborados e estão sendo organizados pela professora Thiara Teixeira da Escola Municipal Antônio Bueno de Azevedo do município de Valparaíso de Goiás.
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de  aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia. 
De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”
BORBA(2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres- humanos -com- mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46)
Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.
O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
A globalização impõe exigência de um conhecimento holístico da realidade. E quando colocamos a Informática como disciplina, fragmentamos o conhecimento e delimitamos fronteiras, tanto de conteúdo como de prática. Segundo: GALLO(1994) “A organização curricular das disciplinas coloca-as como realidades estanques, sem interconexão alguma, dificultando para os alunos a compreensão do conhecimento como um todo integrado, a construção de uma cosmo visão abrangente que lhes permita uma percepção totalizante da realidade.”
Para finalizar, BORBA (2001) que: “O acesso à Informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve poder usufruir de uma educação que no momento atual inclua, no mínimo, uma alfabetização tecnológica. Tal alfabetização deve ser vista não como um curso de Informática, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mídia. Assim, o computador deve estar inserido em atividades essenciais, tais como aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais etc. E nesse sentido, a Informática na escola passa a ser parte da resposta a questões ligadas à cidadania.”
2. OBJETIVOS: 
• Usar a sala de Informática como local de desenvolvimento de projetos de interdisciplinaridade;
• Utilizar a informática como recurso didático no processo ensino-aprendizagem;
• Inserir o aluno no contexto da sociedade pós-moderna;
• Utilizar o computador como ferramenta nas tarefas referentes a conteúdos do dia-a-dia do aluno;
3. O PROFESSOR DE INFORMÁTICA DEVE:
* ter uma visão abrangente dos conteúdos disciplinares e estará atento aos projetos pedagógicos das diversas áreas, verificando sua contribuição;
* conhecer o projeto pedagógico da escola;
* ter uma experiência de sala de aula e conhecimento de várias abordagens de aprendizagem;
* ter a visão geral do processo e estar receptível para as devidas interferências nele;
* mostrar para o professor que o Laboratório de Informática deve ser extensão de sua sala de aula e esta deve ser dada por ele e não por uma terceira pessoa;
* pesquisar e analisar os softwares educativos;
* estar constantemente receptível a situações sociais que possam ocorrer .
* Proporcionar ao aluno a interação com os multimeios como recurso pedagógico.
* Desenvolver o conhecimento básico de Informática, como ferramenta fundamental no contexto atual.
* Ampliar a capacidade de domínio das novas tecnologias.
* Construir novas possibilidades de aprendizagens significativas
 4. ESTRATÉGIAS
Em nosso projeto educacional, adotamos basicamente como estratégias as atividades e projetos. chamamos atividades os eventos que duram apenas uma ou duas aulas que, em geral, são desenvolvidos por apenas uma dupla de alunos. Entendemos por projetos os eventos mais longos que, geralmente, envolvem toda a turma ou escola.
Tanto as atividades como os projetos são realizações que levam em conta a interdisciplinaridade, fazendo com que o uso do computador se torne um instrumento importante no processo de ensino-aprendizagem.
5. JUSTIFICATIVA  
Ao perceber a atual necessidade de que a escola organize seus tempos e espaços com o objetivo de acampar a dinâmica do mundo atual, surge a necessidade de desenvolver-se novas possibilidades de disposição de recursos que propiciem a formação de sujeitos com habilidades e capacidades condizentes com os avanços do contexto atual.
Nesse sentido, a escola se propõe a encampar os projetos apresentados por iniciativa de professores da escola, na área de Informática, já que disponibiliza de um laboratório em condições de ser utilizado pelos alunos, em prol de uma aprendizagem de maior qualidade, que inclua as novas tecnologias como fator fundamental numa educação preocupada em instrumentalizar e despertar novos talentos.
6. METODOLOGIA:  
O projeto será organizado em duas áreas do Ensino Fundamental:
De 1º ao   ano:
 * O aluno deverá se familiarizar com o uso do microcomputador, utilizando-se de jogos educacionais e outras ferramentas como recurso pedagógico, com o propósito de estimular novas formas de pensar, na construção do conhecimento. 
De 4º ao   ano:
* O aluno desenvolverá atividades que possibilitem a aquisição e/ou complementação de habilidades técnicas inclusivas, na realidade digital. Também trabalhando o projeto do aluno-monitor: Será composto de projeto para formação de alunos que atuarão como monitores, apoiando e sendo supervisionado pelos professores envolvidos em tal projeto.
Como parte da metodologia, professores e alunos redigirão respectivamente diário de bordo e um breve relatório com suas impressões a respeito de cada aula e cada atividade desenvolvida durante o projeto, para acompanhamento, avaliação e autoavaliação, que servirão de base para análise e efetivação de novas atividades e projetos usando a informática educativa.
7. PROJETOS INTERDISCIPLINARES DE USO DA SALA DE INFORMÁTICA
7.1. Projeto criação do blog  da sala de informática da escola
             O presente projeto discorrerá sobre a criação do Blog que será aplicado com sucesso na Escola Municipal Antônio Bueno de Azevedo em 2011 em Valparaíso de Goiás. Para tal abordagem utilizamos mídia impressa e Internet. Envolverá no projeto: pais, alunos e escola através de reuniões e informativos, trabalhos confeccionado pelos alunos e professores, como também os informativos escolar.
Registraremos no blog fotos da rotina da escola, momentos significativos, referentes ao projeto da sala de informática, progressos e resultados dos alunos e demais pessoas envolvidas, bem como conteúdos e objetivos trabalhados com as crianças. Dessa maneira, os pais e outros, poderão opinar e participarem da vida escolar de seus filhos, facilitando a aproximação escola/pais, possibilitando também à escola identificar possíveis níveis de insatisfação ou aprovação por parte dos pais.
Tema
Abordagem sobre blog da sala de informática da escola e a sua influência de fatores determinantes aos problemas de informação na comunidade escolar: Escola Municipal Antônio Bueno de Azevedo em Valparaíso de Goiás.
            A partir de estudos mais sistematizados sobre informação, obtêm-se demonstrar a importância de um blog na Escola Municipal Antônio Bueno de Azevedo, e abordar fatores que possam auxiliar os alunos a entenderem, como vincular seus trabalhos e interagirem com outros alunos de demais escolas.


 Objetivos


Objetivo geral
         Atingir um estudo aprofundado em obras referentes ao tema, mídia na escola e sistematizar métodos para proporcionar bons entendimentos dos alunos através dos trabalhos confeccionados em sala de informática da escola.
  Objetivos específicos
  • Possibilitar a interação escola/pais/professores/alunos e demais internautas.
  • Facilitar a comunicação, bem como, a expressão de opiniões, críticas e sugestões através do registro interativo no blog.
  • Vincular recados e facilitar a comunicação dos alunos;
  • Interagir com demais escolas  através do blog da sala de informática;
Justificativa
O projeto blog da sala de informática da escola como recurso pedagógico de divulgação de conteúdos e informação na escola, enquanto ferramenta instigadora de interação e construção coletiva de conhecimento dentro, e fora do espaço escolar.
A educação é componente substancial de qualquer política de desenvolvimento, não só como bem em si e como mais eficaz instrumentalização da cidadania, mas igualmente como primeiro investimento tecnológico. (Demo, 1993). Sendo assim, aproximar os pais e comunidade da escola, torna-se imprescindível para o exercício da socialização do conhecimento, que pretendemos disponibilizar através da construção do Blog da sala de informática Escola Municipal Antônio Bueno de Azevedo. Criando um canal de comunicação que possibilitará a participação das famílias na gestão da unidade educacional referida e fazendo desta comunicação entre família e escola, uma rotina mais informal e bastante ativa. 
  
Metodologia
Os recursos utilizados para o referido tema de estudo, serão feitos baseados em pesquisas bibliográficas de livros, revistas, artigos científicos, pesquisas na internet e vídeos.
A primeira etapa será criar o Blog e elencar o que gostaríamos de postar e como medida legal e administrativa a escola enviará para os pais um pedido de autorização para postar as fotos de seus filhos. 
Pronta esta etapa postamos nossos projetos e eventos, convidando os pais através de recados na agenda e murais para visitar o Blog e comentar os projetos e demais postagens.
 Participarão deste projeto todos os membros da comunidade escolar, que na qual, a participação será ativa, os alunos são sujeitos e foco principal de cada projeto.
Os pais e professores e demais internautas, por sua vez participarão, colocando suas opiniões e comentários.
Fundamentação Teórica 
Na sociedade do conhecimento, os meios de comunicação transformaram-se em protagonistas privilegiados, responsáveis por difundir a informação e o conhecimento. E a revolução tecnológica ampliou significativamente a capacidade de o homem produzir, acumular e distribuir essa informação, conferindo à comunicação um conceito de excelência e infalibilidade. “A hipótese fundamental é que educação não deve perder tempo em temer a modernidade. Deve procurar conduzi-la e ser-lhe sujeito histórico”. (DEMO, 2004)
No Brasil, o estudioso da sociedade da informação Tadao Takahashi considera que três fenômenos inter-relacionados estão na origem da transformação em curso: o primeiro é a convergência da base tecnológica; o segundo é a dinâmica da indústria e o terceiro, como decorrência dos dois primeiros, é o crescimento da internet. A hipótese fundamental é que educação não deve perder tempo em temer a modernidade. Deve procurar conduzi-la e ser-lhe sujeito histórico.
Hoje, a computação, as comunicações e os conteúdos aproximam-se vertiginosamente pela digitalização e abre-se um amplo leque de aplicações, exigindo das pessoas constante absorção do novo. Além disso, a queda nos preços dos computadores que vem permitindo a popularização crescente do uso dessas máquinas e a disseminação da Internet, mesmo sendo ainda restrita a poucos, mostra que se está diante de um fenômeno singular, a ser considerado como fator estratégico fundamental para o desenvolvimento das nações.
         Durante a aplicação do projeto esperamos apresentar coisas novas que nos traga muitos benefícios, entre os quais a aproximação dos alunos, dos professores e toda a comunidade escolar, pois, vivemos um momento em que a rotina dos trabalhos faz com que o indivíduo não tenha tempo para acompanhar as atividades e o funcionamento da escola e que, no entanto, se encontra somente à noite ou no final de semana, e muitas vezes os pais nem mesmo conseguem participarem da vida escolar de seus filhos, por consequência da vida atribulada. Nesse sentido o BLOG DA SALA DE INFORMÁTICA DA ESCOLA, possibilitará a todos: escola, pais e alunos, um diálogo mesmo que virtual, aproximando a escola da família.
8. Projeto jornal da escola
         Tornar o aluno um bom produtor e leitor de textos é uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto será desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e terá o Jornal Escolar e o blog como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética entre os diferentes saberes específicos que o embasaram.
Professores responsáveis:
Público-alvo: alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental
Duração: ano letivo de 2011 (jornal terá a periodicidade semestral)
Disciplina envolvida: Língua Portuguesa
Justificativa


         O jornal é um importante meio de comunicação. É através dele que tomamos conhecimento de fatos importantes que acontecem no lugar onde moramos, no nosso Estado, no país e no mundo, sendo também, um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e à produção textual.
         É também um excelente instrumento para divulgação das atividades pedagógicas e dos conteúdos trabalhados nas áreas do conhecimento, que são transmitidos através das atividades escolares, com isso motiva os alunos nas produções que são propostas tanto para tempo escola como o para tempo família, diante do exposto a sua criação foi de suma importância para o processo ensino aprendizagem dos alunos.
Objetivos:
Geral:
- Elaborar um saber interdisciplinar por intermédio da produção do Jornal escolar e produzir com as turmas de 5º ao 9º ano do ensino, a fim de que o aluno possa manifestar o seu saber elaborado e sentir-se motivado a escrever, tornando-se bom produtor de texto e liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.
Específicos:
-Viabilizar a atuação do jornal como recurso de apoio didático para todas as disciplinas curriculares.
- Reconhecer e identificar as partes que compõem o jornal e como fonte de informações diária.
-  Estimular a criatividade do educando através de leituras e montagem do jornal impresso, jornal virtual e jorrnal da radio escola.
-  Oportunizar momentos para que o aluno venha a produzir fragmentos de determinadas matérias de jornal.
-  Apreciar a leitura, estabelecendo identificações, exercitando a fantasia e a imaginação, conhecendo outros lugares, tempos e costumes diferentes dos seus e de sua comunidade.
-   Desenvolver o interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação e de educação.
-   Familiarizar-se com diferentes gêneros de texto conforme cada disciplina.
-  Promover apresentação dos resultados dos jornais confeccionados semestralmente ao publico escola.
-  Promover a leitura crítica e analítica dos alunos e maior proximidade com o veículo jornal.
-  Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania, cultura literária e jornalística na escola.
-  Socializar os conhecimentos das disciplinas na elaboração do jornal com toda a comunidade escolar.
Metodologia:
- No segundo semestre as turmas do 5º ao 9º ano ficarão responsáveis pela elaboração do jornal da escola, sendo que terá  representantes de cada série  responsáveis pelo jornal impresso, pelo jornal mural e pelo jornal on-line.
-As turmas do 5º ao 9º ano ficarão responsáveis pelo jornal;
-As turmas ficarão responsáveis pela divulgação do jornal;
- As turmas formarão equipes de trabalho de acordo com a seção do jornal que iram trabalhar;
-Os alunos serão orientados, em todas as etapas da elaboração do jornal, pela coordenadora da escola e a professora da sala de informática;
-Os alunos coletarão suas pesquisas da escola e na comunidade escolar, através de entrevistas, reportagens, enquetes, pesquisas na Internet, etc. Redigirão seus textos durante as aula de Língua Português e enviarão à coordenadora para revisão, só depois disso serão reenviados para os autores para formatação e publicação,
-Depois de formatado, o jornal será impresso e disponibilizado para os interessados na escola e  na comunidade escolar e será feito, também, o jornal mural;
-Os conteúdos do jornal impresso serão publicados on-line no blog da escola;
9.Projeto Digita Legal
O projeto Digita Legal tem como finalidade tornar o aluno um bom conhecedor das tecnologias digitais, trabalhando a digitação e leitura de textos que serão uma das principais funções da escola. Com esse intuito, este projeto será desenvolvido na perspectiva interdisciplinar e tem na sala de informática diferentes textos como estratégia didática para estabelecer a mediação dialética para o estudo da língua portuguesa e adequar diferentes saberes sobre educação, saúde e atualidades.
Justificativa 
           
         O projeto digita legal é um excelente instrumento para o desenvolvimento e a prática da maioria dos conteúdos contidos nas áreas do conhecimento transmitidos através da educação formal, motivando a autonomia e a criatividade dos alunos no que diz respeito á leitura e às tecnologias digitais. Este projeto traz atividades pedagógicas e dos conteúdos trabalhados nas áreas do conhecimento, tendo como proposta motivar os alunos na leitura e melhoria para seu processo ensino aprendizagem.


Objetivos gerais
Utilizar a informática como recurso didático no processo ensino-aprendizagem, inserindo o aluno no contexto da sociedade pós-moderna. Utilizando o computador como ferramenta nas tarefas referentes a conteúdos do dia-a-dia do aluno. Elaborando um saber interdisciplinar por intermédio da leitura de textos com diferentes saberes sobre educação, saúde e atualidades nas turmas de 4º e 9º ano do ensino fundamental, a fim de que o aluno possa manifestar o seu saber elaborado e sentir-se motivado a ler e escrever, tornando-se bom digitador e leitor de texto e liberar sua palavra, valorizando sua própria autonomia.
Desenvolvimento (Etapas):
As turmas do 4º e 9º iniciarão suas aulas de informática com atividades de digitação de textos para o estudo da língua portuguesa e adequar diferentes saberes sobre educação e atualidades. As propostas destas etapas de aprendizagem é familiarizar os alunos com as tecnologias da informatização.

3 comentários:

  1. Seu blog é muito bem organizado. Mostra um excelente trabalho realizado com alunos utilizando a informática como recursos. Parabéns pelo excelente trabalho. Edilson, professor do ensino fundamental

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, na próxima semana continuo com os projetos já realizados e me dedicarei para fazer melhor ainda meu trabalho.Um abraço e espero que este blog sirva de auxílio para professores, que como eu, gostam de inovovar e fazer a diferença independente das barreiras que surgem na educaçao pública de nosso país!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, seu blog é muito importante para mi.
    gostaria muito de fazer parceria contigo.

    ResponderExcluir