Planos de aula 2013
1º ao 5º ano
Planejamento semanal para os alunos dos 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano: (01 a 05/06/2013)
*
Apresentação da sala de informática para todos os alunos e
considerações feitas do regimento para o bom andamento do trabalho da
sala.
Planejamento semanal para os alunos dos 1°, 2° e 3° ano:
( 08/04/2013 a 12/04/2013)
Objetivos:
* Trabalhar a coordenação motora, criatividade e atenção.
Procedimento:
* Os alunos serão novamente orientados com as normas do regimento da sala de informática. Logo em seguida, jogarão Homem Batata também com a orientação da professora para aprenderem a manusear o mouse. Este jogo é importante, pois contribui muito para coordenação motora, criatividade e habilidade dos alunos.
Procedimento:
* Os alunos serão novamente orientados com as normas do regimento da sala de informática. Logo em seguida, jogarão Homem Batata também com a orientação da professora para aprenderem a manusear o mouse. Este jogo é importante, pois contribui muito para coordenação motora, criatividade e habilidade dos alunos.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
( 08/04/2013 a 12/04/2013)
Objetivos:
* Trabalhar a coordenação motora, raciocínio e atenção.
Procedimento:
* Os alunos serão novamente orientados com as normas do regimento da sala de informática. Logo em seguida, jogarão Tuxmath também com a orientação da professora, para aprenderem a manusear o mouse. Este jogo é importante, pois contribui muito para coordenação motora, criatividade, habilidade e raciocínio lógico dos alunos.
Procedimento:
* Os alunos serão novamente orientados com as normas do regimento da sala de informática. Logo em seguida, jogarão Tuxmath também com a orientação da professora, para aprenderem a manusear o mouse. Este jogo é importante, pois contribui muito para coordenação motora, criatividade, habilidade e raciocínio lógico dos alunos.
Planejamento semanal para os alunos dos 1° e 2° ano:
( 15/04/2013 a 19/04/2013)
Objetivos:
* Trabalhar a coordenação motora, criatividade e atenção.
Procedimento:
* Os alunos jogarão novamente Homem Batata e as outras variações do jogo para continuarem desenvolver os objetivos da aula anterior.
Procedimento:
* Os alunos jogarão novamente Homem Batata e as outras variações do jogo para continuarem desenvolver os objetivos da aula anterior.
Planejamento semanal para os alunos dos 3°, 4° e 5° ano:
( 15/04/2013 a 19/04/2013)
Objetivos:
* Trabalhar a coordenação motora, criatividade e atenção.
Procedimento:
* Os alunos jogarão novamente Tuxmath e as outras variações do jogo para continuarem desenvolver os objetivos da aula anterior.
Procedimento:
* Os alunos jogarão novamente Tuxmath e as outras variações do jogo para continuarem desenvolver os objetivos da aula anterior.
Planejamento semanal para os alunos dos 1°e 2° ano:
( 22/04/2013 a 26/04/2013)
Objetivos:
* Conhecer o editor de texto Writer.
* Aprender as funções das teclas backspace e enter.
Procedimento:
Nesta aula será apresentado aos alunos o editor de texto Writer, onde a professora explicará as funções de algumas teclas e começarão a digitar as letras do alfabeto.
Planejamento semanal para os alunos dos 3°, 4° e 5° ano:
( 22/04/2013 a 26/04/2013)
Objetivos:
* Conhecer o Sistema Operacional Linux e o editor de texto Writer.
* Aprender as funções das teclas backspace, caps lock, tab, enter e espaço.
Procedimento:
Nesta aula será apresentado aos alunos o editor de texto Writer do Sistema Operacional Linux, onde a professora explicará as funções das teclas.
Planejamento semanal para os alunos dos 1°e 2° ano:
Planejamento semanal para os alunos dos 1°e 2° ano:
( 29/04/2013 a 03/05/2013)
Objetivos:
* Conhecer o editor de texto Writer.
* Aprender as funções das teclas backspace, enter e espaço.
Procedimento:
Nesta aula os alunos utilizarão o editor de texto Writer, onde a professora revisará as funções de algumas teclas e continuarão a digitar as letras do alfabeto maiúsculas e minúsculas.
Planejamento semanal para os alunos dos 3°, 4° e 5° ano:
( 29/04/2013 a 03/05/2013)
Objetivos:
* Conhecer o Sistema Operacional Linux e o editor de texto Writer.
* Aprender as funções das teclas(acentos e pontuações).
Procedimento:
Nesta aula será apresentado aos alunos o editor de texto Writer do Sistema Operacional Linux, onde a professora explicará como acentuar e pontuar as palavras utilizando o teclado.
Planejamento semanal para os alunos dos 1° e 2° ano:
( 13/05/2013 a 17/05/2013)
Objetivos:
* Adquirir coordenação motora e habilidade com o mouse e teclado.
Procedimento:
* Nesta aula os alunos irão utilizar o jogo Tux Paint para desenharem e pintarem com criatividade, onde serão orientados para melhor elaboração do trabalho.
Planejamento semanal para os alunos dos 3°, 4° e 5° ano:
( 13/05/2013 a 17/05/2013)
Objetivos:
* Utilizar o editor de texto Writer.
* Fixar as funções das teclas.
Procedimento:
Nesta aula os alunos digitarão um pequeno texto ou poema para fixação da aula.
Planejamento semanal para os alunos dos 1° e 2° ano:
Planejamento semanal para os alunos dos 1° e 2° ano:
( 20/05/2013 a 24/05/2013)
Continuação das atividades da aula anterior.
Continuação das atividades da aula anterior.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
( 20/05/2013 a 24/05/2013)
Continuação das atividades da aula anterior.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
( 27/05/2013 a 31/05/2013)
Planejamento semanal para os alunos dos 1° ao 3° ano:
( 03/06/2013 a 07/06/2013)
Continuação das atividades da aula anterior.
Planejamento semanal para os alunos dos 1° ao 3° ano:
( 27/05/2013 a 31/05/2013)
Objetivos:
* Conhecer o editor de texto Writer.
* Aprender as funções das teclas backspace, enter e espaço.
Procedimento:
Nesta aula os alunos continuarão a utilizar o editor de texto Writer e digitarão algumas palavras.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
Objetivos:
* Utilizar o editor de texto Writer.
* Fixar as funções das teclas.
Procedimento:
Nesta aula os alunos digitarão um pequeno texto ou poema para fixação da aula, revisando acentuação e pontuação das palavras no teclado. Planejamento semanal para os alunos dos 1° ao 3° ano:
( 03/06/2013 a 07/06/2013)
Continuação das atividades da aula anterior.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
( 03/06/2013 a 07/06/2013)
( 03/06/2013 a 07/06/2013)
Continuação das atividades da aula anterior.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
( 10/06/2013 a 14/06/2013) Objetivos:
* Produzir e digitar textos: Poemas
Procedimento:
* Os alunos irão produzir poemas com temas específicos e depois digitarão e ilustrarão uma cena no Programa de Pintura e finalizarão juntando os dois trabalhos, copiando o texto e colando na ilustração. O trabalho será realizado em quatro aulas.
* Os alunos irão produzir poemas com temas específicos e depois digitarão e ilustrarão uma cena no Programa de Pintura e finalizarão juntando os dois trabalhos, copiando o texto e colando na ilustração. O trabalho será realizado em quatro aulas.
Planejamento semanal para os alunos dos 1° ao 3° ano:
( 17/06/2013 a 21/06/2013) Objetivos:
* Produzir histórias coletivas com os alunos e cenas ilustradas por mim.
Procedimento:
* Irei nas salas e junto com os alunos produzirei um texto com cinco cenas e depois juntarei os dois trabalhos, copiando o texto e colando na ilustração para a confecção e conclusão das histórias.
* Irei nas salas e junto com os alunos produzirei um texto com cinco cenas e depois juntarei os dois trabalhos, copiando o texto e colando na ilustração para a confecção e conclusão das histórias.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
Objetivos:
*Digitar o poema no Writer.
Procedimento:
* Os alunos terminarão a digitação dos poemas com temas específicos durante a aula.
*Digitar o poema no Writer.
Procedimento:
* Os alunos terminarão a digitação dos poemas com temas específicos durante a aula.
Planejamento semanal para os alunos dos 1° ao 3° ano:
( 24/06/2013 a 28/06/2013)
Objetivos:
* Desenhar no Tux Paint .
Procedimento:
* Os alunos irão ilustrar no Tux Paint a história coletiva que fizemos na semana anterior.
* Desenhar no Tux Paint .
Procedimento:
* Os alunos irão ilustrar no Tux Paint a história coletiva que fizemos na semana anterior.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
( 24/06/2013 a 28/06/2013)
*Ilustrar o poema no Programa de pintura.
Procedimento:
* Os alunos terminarão a digitação e iniciarão a ilustração dos poemas com temas específicos durante a aula.
Objetivos: Apresentar a história coletiva.
Procedimento:
*Apresentar as histórias coletivas no Data Show para todas as turmas de 1º ao 3º ano.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
Procedimento:
* Os alunos terminarão a digitação e iniciarão a ilustração dos poemas com temas específicos durante a aula.
Planejamento semanal para os alunos dos 1° ao 3° ano:
( 01/07/2013 a 05/07/2013) Objetivos: Apresentar a história coletiva.
Procedimento:
*Apresentar as histórias coletivas no Data Show para todas as turmas de 1º ao 3º ano.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
( 01/07/2013 a 05/07/2013)
Objetivos:
Objetivos:
*Aprender a copiar/colar no editor de texto.
Procedimento:
*Os alunos irão organizar o texto(poema) na ilustração,copiando e colando.
Planejamento semanal para os alunos dos 4° e 5° ano:
( 05/08/2013 a 09/08/2013)Objetivos:
* Digitar no editor de texto Writer músicas e piadas.
Procedimento:
Nesta aula os alunos irão digitar um texto no editor de texto Writer do Sistema Operacional Linux,
onde a professora explicará como organizar textos centralizados, em
colunas e modo justificado.Os textos utilizados são informativos,
poemas, músicas e outros que possam contribuir com conhecimento e
aprendizagem dos educandos.